Se meu vizinho tem ar condicionado, por que eu não deveria ter?

O efeito de contágio impõe mecanicamente certos padrões, como direção hidráulica e vidros automáticos. No entanto, terá levado tempo para se estabelecer na Europa. Nos Estados Unidos, a Packard foi a primeira a oferecê-lo na década de 1930, como opção, antes de se tornar difundido na década de 1960. Os japoneses também são fãs de ar condicionado há muito tempo.

Na década de 1980, 90% do parque estava equipado com eles. Na Europa, ao mesmo tempo, foi apenas alguns por cento e, novamente, apenas em Jaguar, Rolls, BMW ou Mercedes. Hoje, um carro sem ar condicionado terá dificuldade em encontrar um comprador no mercado de segunda mão, explica Didier Laurent: “É desqualificante. Seria como uma limusine sem um interior de couro.

Não está vendendo.” Porque não é mais tão caro – Quando a Packard o ofereceu como opção no final da década de 1930, o cliente ainda tinha que pagar 274 euros, ou o equivalente a 4.000 euros na moeda atual. Em 2003, um sistema de ar condicionado custava 1000 euros, recorda um estudo do Ministério do Ambiente ; ascendeu a 2300 euros em 1990.

Quanto aos fabricantes de equipamentos, lançaram sistemas de ar condicionado de luxo que permitem aos fabricantes diferenciar os seus modelos topo de gama. O ar condicionado de duas zonas, com diferentes configurações na frente e atrás. E ainda ar condicionado quad-zone, onde cada passageiro tem sua roda de ajuste em seu assento. Preços inversor de frequência para climatizador